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IMPORTANTE: Não elaboramos Estudos de Business Valuation para abertura de crédito e/ou solicitações de empréstimos junto a instituições financeiras (Bancos)
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Para que serve um Estudo de Valuation, e quem pode solicitar um Relatório de Valuation?
Se você está em busca de investidores para a sua empresa, o Valuation pode te ajudar a atribuir um valor justo e atraente para ela. Chega de sofrer com análises de DRE, balanços e projeções financeiras. Nossos especialistas podem te ajudar com todos os números do seu negócio!
Esse produto foi desenvolvido especialmente para vendedores, compradores e qualquer pessoa interessada em precificar uma empresa e, assim, negociar participações e valores com propriedade.
Quais são os principais motivos para avaliar sua empresa com um Estudo de Valuation?
◉ CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE COMPRA OU VENDA DE UMA EMPRESA: Com a avaliação em mãos, você já possui um ponto de partida para iniciar as negociações.
Além disso, o relatório de valuation fornece os dados reais do patrimônio líquido e do desempenho, o que gera credibilidade para potenciais interessados.
Com a avaliação em mãos, você possui um valor justo estabelecido. Esteja preparado.
◉ BUSCAR POR INVESTIDORES: Qual é o valor da empresa e a que preço posso vender uma parte dela? Essas são informações fornecidas pela avaliação financeira.
Para atrair investidores, é essencial ter uma compreensão clara do valor da empresa e determinar o preço de cada parcela.
Além disso, os investidores provavelmente solicitarão dados sobre o desempenho passado e as projeções futuras da empresa, que serão encontrados no relatório de avaliação.
◉ APURAÇÃO DE VALOR PARA FINS DE SAÍDA DE SÓCIO: A realização de uma avaliação da empresa é crucial quando se trata da saída de um sócio.
Para determinar o valor da participação do sócio que está saindo, é essencial estabelecer o valor da sua parcela, e para isso, é necessário determinar o valor da empresa como um todo.
◉ APURAÇÃO DE VALOR INVENTÁRIO: Trata-se de um procedimento que também envolve a determinação do valor da empresa.
Qual é a porção de participação do sócio falecido? Os filhos irão permanecer na sociedade? As cotas serão vendidas a outro sócio? A que preço?
Existem várias questões a serem consideradas, mas todas elas dependem de estabelecer de maneira equitativa o valor da empresa em questão.
◉ VALORIZAÇÂO DA EMPRESA: Ter uma compreensão precisa do valor intrínseco de um empreendimento é essencial para qualquer transação de compra ou venda de participação acionária.
Ao conhecer esse valor, é possível analisar os elementos que agregam valor à empresa ou que a desvalorizam, permitindo assim a implementação de estratégias para abordar e corrigir essas deficiências ao longo do tempo.
Quem pode solicitar um Relatório de Valuation, ou em quais casos posso usar os resultados do estudo?
Casos de Dissolução de Sociedade
Para casos de entrada ou saída, total ou parcial, de sócios, ou de alteração no quadro societário da sua empresa.
Capitação de Capital Estrangeiro e/ou Fundos de Investimento
Um estudo de valuation desempenha um papel crucial na captação de capital estrangeiro e/ou fundos de investimento, fornecendo informações objetivas sobre o valor financeiro de uma empresa ou projeto.
Venda TOTAL ou PARCIAL da sua empresa
Fazer o valuation de sua empresa é importante se você estiver pensando em vender seu negócio ou buscar capital. Pois assim, demostrará o potencial de retorno para quem esteja interessado em comprar sua empresa.
Distribuição de Stock Options (opções de ações)
Stock options, também conhecidas como opções de ações, são contratos financeiros que conferem o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender ações de uma empresa a um preço pré-determinado (preço de exercício) em uma data futura específica.
As stock options são geralmente concedidas a funcionários-chave, como executivos, gerentes e outros membros da equipe, como uma forma de incentivo e participação nos resultados da empresa.
Processos de M&A (“Merge and Acquisition”, ou “Fusão e Aquisição”)
O processo de M&A (“Merge and Acquisition”, ou “Fusão e Aquisição”) inclui todas as etapas envolvidas na fusão ou aquisição de uma empresa, do início ao fim.
Isso conta todas as atividades de planejamento, pesquisa, due diligence, fechamento e implementação, que discutiremos com mais profundidade.
Divórcios, Heranças e Outros Processos Legais
Um estudo de valuation desempenha um papel fundamental em divórcios, heranças e outros processos legais que envolvem a divisão de ativos financeiros, como empresas, propriedades e investimentos.
Nesses casos, o estudo de valuation é usado para determinar o valor justo desses ativos, fornecendo uma base objetiva e imparcial para a divisão ou distribuição equitativa entre as partes envolvidas.
Reduzir custos, destacar os diferenciais competitivos e utilizar seus números para estabelecer uma estratégia de crescimento segura são apenas algumas das possibilidades que o Valuation oferece. Conheça mais sobre o produto, falando com um de nossos especialistas.
Nossos profissionais analisam todos os fatores essenciais para que uma empresa tenha sucesso, buscando uma forma de torná-los favoráveis. Avaliam diferentes cenários e aplicam mais de um método, afinal é necessário levar em conta distorções que podem modificar seus resultados.
Você precisa tomar decisões com base em números e tornar a gestão da sua empresa mais segura e assertiva se deseja crescer. A Goakira está pronta para te ajudar, mas e você? Tem coragem de levar o seu negócio para o próximo nível?
Os métodos mais utilizados para calcular o valuation são:
Análise de múltiplos de mercado
Fluxo de caixa descontado
Valor de patrimônio líquido
A análise de múltiplos de mercado mede a relação entre o preço atual que as ações possuem e o lucro por ação que foi acumulado em quatro trimestres. Caso o resultado seja alto, pode-se dizer que o ativo é caro. Por outro lado, se o múltiplo for baixo, o ativo é barato.
Para que o resultado tenha sentido, é importante que o investidor acompanhe as notícias sobre as empresas para verificar eventos — não recorrentes — que possam gerar impacto no resultado do múltiplo e distorcer o valor. Alguns exemplos são fusões, reversão tributária, apuração de lucro em vendas de imóveis etc.
Depois, o múltiplo deve ser comparado com outras marcas que desempenhem a mesma função no mercado, com o objetivo de entender possíveis discrepâncias. Nesse âmbito, a experiência do avaliador é fundamental.
Esse método contábil calcula o valor dos fluxos de caixa presentes, que são projetados para o futuro da empresa. Caso o resultado seja maior que o atual preço do ativo, é um indício de que o momento é bom para fazer um investimento.
Então, o objetivo do cálculo é conhecer qual será o fluxo de caixa livre nos anos que foram considerados na projeção.
Fatores que influenciam o fluxo de caixa descontado são:
Os ativos
da empresa
Existências de
marcas e patentes
Reputação
no mercado
Desempenho e
histórico da gestão
Entretanto, as informações só serão relevantes se existir a possibilidade de que o caixa livre no futuro (recursos para que os investidores sejam remunerados) seja gerado. Como taxa de desconto, os custos do capital e os riscos do negócio são considerados.
Ainda que seja mais preciso do que a análise de múltiplos para fazer o valuation, o fluxo de caixa descontado também pode ter distorções, causadas por taxas elevadas de desconto (devido aos altos juros de mercado, por exemplo).
Por isso, todos os fatores devem ser analisados. O método é interessante para empresas que tenham histórico consistente e previsibilidade de receita.
No caso do patrimônio líquido, soma-se os ativos circulantes e os não circulantes e depois, o valor das obrigações registradas no passivo (circulante e não circulante). Os ativos circulantes são compostos, por exemplo, por valores a serem recebidos de clientes e despesas antecipadas. Ou seja, são bens e direitos que a empresa pode transformar em dinheiro até o final do próximo exercício.
Por outro lado, os ativos não circulantes são máquinas, imóveis, equipamentos e outros bens que a empresa pode realizar até o final do exercício seguinte.
Já o passivo circulante pode contar com contas a pagar, dívidas com fornecedores (matéria-prima, mercadorias ou serviços) e empréstimos que vençam em até 360 dias. Ou seja, contas que tenham vencimento até o final do próximo exercício. O passivo não circulante considera financiamentos e empréstimos com vencimento superiores a 360 dias, além de créditos de sócios, acionistas e diretores.
Esse método não considera as perspectivas para a continuidade do negócio e as flutuações que podem acontecer nas variáveis que são consideradas no patrimônio em médio e longo prazo. Por isso, é importante aplicar várias opções de forma conjunta.
Veja, agora, quais são as principais dicas para que você faça uma análise correta do valuation:
Faça uma análise de mercado fundamentalista, que analise se os fatores essenciais para que a empresa tenha sucesso estão favoráveis
Avalie diferentes cenários
Aplique mais de um método ao mesmo tempo (considerando que os métodos podem apresentar distorções)
Considere possíveis distorções geradas e que possam modificar os resultados (juros disponíveis no mercado, modificações anormais, empréstimos e vendas realizadas).
A metodologia utilizada é o Fluxo de caixa descontado, ou seja, uma projeção financeira com base nos dados atuais. Entretanto, o conceito fundamental que o empreendedor deve saber é que os resultados de um valuation podem ser variáveis e nunca serão 100% precisos, já que não existe uma forma exata e única de cálculo para chegarmos ao resultado.
Separamos dois conteúdos do nosso blog com informações complementares, exemplos práticos e cases de sucesso, para que você possa se aprofundar no tema Valuation:
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